O que é um Social Media e o que faz?

O que é um Social Media e o que faz?

Um Social Media, ou Analista de Redes Sociais, é o profissional responsável por gerenciar uma ou mais plataformas de mídia social.

Quando a profissão se baseia na publicação de artigos e no relacionamento com os usuários, existe deveres e responsabilidades.

A maioria envolve análise estratégica e muita pesquisa e por isso é importante entender completamente o que o analista está fazendo antes de entrar no mercado.

A principal responsabilidade desse profissional é transmitir ao público nas redes sociais a essência de uma marca.

O conteúdo em si, bem como o serviço ou produto que ele oferece, acaba se concretizando apenas quando a estratégia é elaborada com propósito e uma compreensão real do público.

Quais as suas tarefas?

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Planejamento

Idealmente, a primeira coisa a fazer ao terminar com um cliente é desenvolver um plano de mídia social.

Levantar as principais informações estratégicas da marca, como público-alvo, concorrentes e números internos.

É hora de desenvolver uma imagem de marca, criar uma identidade visual, estabelecer regras para dialogar com os seguidores e criar todas as outras definições necessárias para começar.

Produzir de Conteúdo

No planejamento, são identificadas diversas informações importantes que orientarão o especialista em todo o seu trabalho.

Depois de criar um publicação é importante certificar de que ela adere a um conjunto de princípios derivados de extensa pesquisa e análise de dados.

É importante criar um cronograma (semanal, quinzenal ou mensal, por exemplo) e postar conteúdo estrategicamente com base nos melhores dias e horários para o site.

Relatório

Como na maioria das áreas do conhecimento, a mídia social também é um meio profissional orientado por números: é importante estabelecer um período regular de tempo para escrever e analisar relatórios.

No documento, várias métricas importantes são exibidas, como alcance, engajamento, comentários, curtidas, mensagens diretas e informações estratégicas sobre gênero, cidade e visibilidade.

Além de apresentar os números, uma análise qualitativa enriquece o relatório e orienta os profissionais de forma mais prática a se prepararem para os próximos meses.

Relações Públicas

Hoje, as redes sociais são consideradas uma das principais plataformas de atendimento.

E sem o devido investimento nessa área, tenha certeza de que a primeira onda de reclamações de marcas registradas pode se transformar em um caos total.

É preciso vislumbrar as redes sociais como um dos principais cartões de visita de qualquer empresa.

Mais do que apenas uma página na internet, entenda que por trás dos usuários estão pessoas que realmente valorizam o bom atendimento e a transparência, assim como na vida real.

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